Ultrasson ou Ecografia

Ultrassonografia ou ultrassom ou ecografia

Informações gerais:

Exame realizado pelo médico ultrassonografista, sem contra-indicação para qualquer tipo de paciente, de qualquer idade. Existem peças denominadas transdutores específicos para cada tipo de exame, portanto ao agendar o exame o paciente deve citar atentamente o tipo de exame solicitado pelo seu médico. Os exames ultrassonográficos podem ser agendados previamente por telefone ou diretamente no balcão da clínica, levando em torno de 15-30 minutos para sua realização e os resultados são emitidos na hora, ou seja, disponibilizados em 15 minutos após o término do exame. Problemas no sistema de informática, embora muito raros, podem atrasar a emissão dos laudos.

Tipos de exame de ultrassom realizados pela Cedial e respectivos preparos:

1) Abdome total:

a) Jejum no mínimo de 6 horas
b) Bexiga cheia. Para facilitar a repressão da bexiga tomar 3 a 4 copos de água ou suco ou chá 2 horas antes do horário agendado para o exame, de uma única vez e não urinar.

2) Abdome superior:

a) Jejum de no mínimo 6 horas.

3) Vias urinárias, renal, de bexiga, pélvica por via abdominal, próstata:

a) Bexiga cheia. Para facilitar a repressão da bexiga tomar 3- 4 copos de água ou suco ou chá 2 horas antes do horário agendado para o exame, de uma única vez e não urinar.

4) Transvaginal, obstétrica (ou gestacional), obstétrica morfológica, mama, tireóide, articulações (ombro, cotovelo, punho, tornozelo, mãos, pés), cervical, parede abdominal, tórax, craniana trans-fontanela, bolsa escrotal, Doppler (obstétrico, de membros inferiores, de membros superiores, de aorta, de artérias renais).

a) Não necessitam nenhum preparo.
b) Exames ultrassonograficos de gestação podem ser gravados em discos de DVD gratuitamente. Devido a diversidade de qualidade nos discos virgens existentes no mercado e demora na formatação dos mesmos no momento do exame nossa clínica dispõe de discos virgens previamente formatados, etiquetados para identificação e acondicionados em capa plástica mediante pagamento de um pequeno valor. As pacientes que tiverem interesse na gravação devem manifestar à recepcionista no momento de preencher sua ficha de atendimento. Embora raros, problemas técnicos podem comprometer a qualidade da gravação, eximindo a Cedial da responsabilidade de realizar novo exame para regravação. 

5) Próstata por via trans-retal:

a) Lavagem retal com Neo-enema ® ou similar 2 horas antes do exame.

6) Ultra-som 3D ou 4D:

Exame realizado em gestantes entre a 25ª. – 26ª. Semana (entre o 6º e 7º mês de gestação) com a confecção da imagem tridimensional do bebê Este exame não necessita requisição ou pedido do médico obstetra, pois nenhum convênio de saúde cobre seus custos. No preço do exame particular estão inclusos o exame de ultra-som obstétrico, a impressão de imagens tridimensionais em papel e as mídias com a gravação em CD (fotos) e DVD (cine). A qualidade da imagem gravada está diretamente ligada à espessura da parede abdominal da gestante, posição do feto no momento do exame e quantidade de líquido amniótico.

7) Obstétrico morfológico:

Realizado em gestantes, geralmente solicitado como de 1º. Trimestre (realizado no 3º.mes de gestação) ou de 2º. Trimestre (em torno de 5 meses ou 20-26 semanas de gestação). Neste exame são avaliados as principais estruturas fetais para rastreamento de possíveis malformações e tem duração aproximada de 30-40 minutos.

8) Doppler obstétrico ou gestacional com doppler

Realizado em gestantes, geralmente depois da 26ª. Semana de gestação para monitorar a vitalidade fetal.
Como a maioria dos convenios de saúde, para autorizar o exame, ainda utilizam a tabela da Associação Médica Brasileira (AMB) de 1992 , quando ele ainda não existia, para se adequar à defasada tabela, solicita-se às pacientes que peçam (tirar aqui o que) ao seu médico que escrevam na guia do pedido : ultrassom obstétrico + doppler color de artérias uterinas, umbelical e cerebral média. Desta maneira evita-se ter que voltar ao médico para trocar a guia.

7) Ultra-som com PAAF (punção aspirativa com agulha fina) ou biópsia guiada por ultra-som

Exame realizado pelo médico ultrassonografista que retira material da área a ser estudada através de uma seringa e agulha hipodérmica (no caso de PAAF) ou através de uma agulha de grosso calibre (G16 ou G18) acoplado a um mecanismo que retira um pequeno fragmento de tecido.
No caso de PAAF serão confeccionadas 3-6 lâminas de esfregaço, acondicionados em álcool e enviadas posteriormente ao citologista para análise, se ali existem ou não células malignas.
Na biópsia são retirados, dependendo do órgão, 3-12 fragmentos que, colocados num frasco com formol, são enviados para exame anatomopatológico, também para estudo da possível malignidade do tumor.
Ambos os procedimentos são realizados sob anestesia local.

8) Doppler peniano para estudo de impotência masculina:

a) As informações referente ao exame e seu preparo serão fornecidos no momento do agendamento.