Colonoscopia

Informações gerais:

O exame é realizado através de um endoscópio chamado colonoscópio. O aparelho passa pelo reto e pelo intestino grosso, até chegar na porção distal do íleo, ou seja, a parte final do intestino delgado. Esse colonoscópio possui uma câmera na ponta, que mostra o interior do órgão em uma TV, onde o médico pode examinar o estado das paredes intestinais.
Em geral, o exame é realizado sob sedação e anestesia local. Assim, assegura-se de que o paciente não sinta desconfortos durante o processo, além de torná-lo mais colaborativo. Trata-se de um procedimento seguro que não necessita internamento, na maioria dos casos.
O médico especializado nesse exame é chamado colonoscopista. Outros profissionais habilitados para realizá-lo são endoscopistas e coloproctologistas. O gastroenterologista é o médico responsável pelo laudo.

Preparo e cuidados:

DIA ANTERIOR AO EXAME: Orientações gerais:
1- Deve-se evitar durante todo o dia alimentos com resíduos (casca, folhas, bagaço e sementes).

2- Ingerir líquidos à vontade (sucos de frutas claras coados, Gatorade, água, água de côco, etc, evitar leite e refrigerantes).

Café da manhã normal.

Almoço (alimentos sugeridos): arroz, frango grelhado, purê de batata ou batata cozida, macarrão sem molho.

Sobremesa: gelatina de cores claras.

Lanche à tarde (chá, torrada com pouca manteiga, bolacha de água e sal).

Jantar – Repetir o almoço ou sopa batida (batata/mandioquinha e carne branca).

Medicamentos: (obrigatório) comprar farmácia

  1. ) Dulcolax (laxante) – 2 comprimidos as 10 h e 2 comprimidos as 18:00 h (comprar na farmácia) OU
  2. ) Muvinlax (laxante) – 8 sachês diluídos em 800 ml de água – iniciar as 16 h – 1 copo a cada 10 minutos (comprar na farmácia).

 

DIA DO EXAME: PREPARO EM CASA - iniciar 7 horas antes do horário marcado para realização do exame.2  frascos de  Manitol 20% (500 ml) + 1 frasco de Simeticona + 500 ml  de suco de limão coado (com água e sem açucar), misturar tudo em uma jarra, totalizando 1 litro e tomar 1 copo a cada 10 minutos até termino do conteúdo. Estes medicamentos podem ser adquiridos em farmácias de grande porte como drogaria São Paulo e Droga Raia.

Após o término do preparo o paciente poderá ingerir água ou suco de frutas claras até 3 horas antes do horário marcado para o exame, não ingerir alimentos sólidos.

Recomendamos caminhar após a ingestão do preparo para melhor efeito.

 OBS: PACIENTES ABAIXO DE 14 ANOS, COM MAIS DE 100KILOS, Á CIMA DE 65ANOS COM PROBLEMAS CARDIACOS, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, INFARTADO, ARRITMICO, DIABÉTICO, HIPERTENSO,TRASPLANTADO E COM QUALQUER TIPO DE DOENÇA CARDIOLÓGICA, NÃO PODEMOS AGENDAR, POIS NECESSITA SER REALIZADO EM AMBIENTE HOSPITALAR.

 Pacientes em uso de anticoagulantes devem suspender tais medicamentos mediante consentimento e orientação do seu cardiologista, com exceção do AAS, o qual pode ser tomado normalmente até a véspera do exame.

Hipertensos e usuários de hormônios, devem tomar seus medicamentos normalmente no dia do exame com mínimo de água, diabéticos não fazer uso de medicamentos hipoglicemiantes e insulina no dia do exame.

Pacientes com alergia a LÁTEX devem comunicar a telefonista ou recepcionista no ato do agendamento.

É obrigatório que o paciente chegue com acompanhante maior de idade com RG, o qual deve permanecer durante todo o período de preparo e exame no setor de endoscopia até a liberação do mesmo. Orientamos que não dirija após o exame ou retorne de moto.