Biometria Cedial

biometria-implementada-na-cedial - O que é a prática de biometria

A Biometria é um dos métodos mais seguros para a identificação das características únicas de um indivíduo, ela está cada vez mais presente na vida das pessoas. Agencias bancárias, aeroportos, urnas eletrônicas e outros... Vários processos e atividades que precisam confirmar a identidade de uma pessoa já utilizam esta tecnologia.

O termo biometria significa “medidas das características físicas”, ou seja, são formas e sinais presentes em cada pessoa capaz de identifica-la unicamente.

Para que o sistema de biometria possa funcionar é necessário um escâner biométrico, um computa

dor e um sistema de armazenamento de dados cujo qual mantém as informações biométricas cadastradas e permita o seu rastreamento.

- Qual o objetivo

Garantir o cadastro de um prontuário único, permitindo também que o paciente possa ser rastreado em cada etapa do atendimento, sem nenhuma possibilidade de erro na identificação do mesmo.

- Quando foi implantada.

Em dezembro de 2014

- Quais os principais desafios na implantação

Trabalhamos hoje com um sistema TS (terminal services), ou seja, permite que um computador remoto “terminal”, tenha acesso a informações e programas através de uma ligação de rede a um único computador denominado “servidor”, portanto tivemos dificuldade para configurar e implantar os hardwares “sensores biométricos” em nosso sistema “TS”.

biometria-implementada-na-cedial-praia-grande

A utilização do sistema biométrico não é um conceito complicado! Sua utilização nos processos é bem simples, não tivemos problemas em capacitar os colaboradores e corpo clínico.

- Quais os principais desafios para manter a prática

Pelo curto tempo que estamos trabalhando com o sistema biométrico ainda não encontramos grandes desafios para manter o pleno funcionamento.

- Em que sentido a prática beneficiou colaboradores ou pacientes

Algumas das maiores preocupações em clínicas, laboratórios, médicos e pacientes é com a segurança, confiabilidade das informações e diagnósticos seguros, o uso da tecnologia biométrica faz com que estas preocupações sejam minimizadas.

Os cadastros e rastreios efetuados utilizando a biometria garante a identificação correta do paciente, evitando que haja falhas, duplicidade de cadastros e fraudes de pacientes tentando se favorecer com a utilização do plano de saúde que não os pertencem.

Este novo modelo de gestão também se atenta às necessidades do paciente, permitindo que o cliente possa ser atendido com mais segurança e eficiência, como por exemplo: caso o paciente já tenha o seu cadastro armazenado em nosso bando de dados, ele pode efetuar exames e retirar seus resultados mesmo sem a apresentação de documentos de identificação.

Nos processo internos em cada etapa do atendimento o paciente é identificado através do sensor biométrico garantindo um prontuário único e seguro.

- Comentários sobre como o processo de Acreditação melhorou os processos da instituição.

A Clinica Cedial sempre se preocupou com a formalização e segurança de todos os seus processos, o desejo de se tornar uma empresa acreditada fez com que aprimorássemos o nosso modelo de gestão, visando o aprimoramento e implantação de novas práticas, uma delas a preocupação com a segurança dos pacientes. Isso fez com que procurássemos outros meios e tecnologias que nos assegurasse da correta identificação de cada paciente e garantisse a rastreabilidade segura do mesmo em todas as etapas de atendimento.

 

Comments are closed.